Evento na UFPA debate inclusão e equidade no Mês do Orgulho
Foto: Assessoria DIVERSE
No dia 25 de junho, o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi palco de mais uma Reunião de Difusão de Conhecimentos Técnicos (DCT), promovida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN). Em alusão ao Mês do Orgulho, o encontro teve como foco a diversidade no ambiente de trabalho e contou com a parceria da Superintendência de Diversidade e Políticas Afirmativas da UFPA (DIVERSE).
A convidada especial do evento foi a militante LGBT e especialista em diversidade Irina Bacci, que conduziu uma fala potente sobre a importância de se construir ambientes verdadeiramente inclusivos dentro das instituições públicas. Ela explicou que o objetivo da fala é sensibilizar sobre comportamentos exclusivos. “Porque, às vezes, a gente acha que respeito é tratar o outro do tipo: ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’, ‘por favor’, ‘dá licença’. Isso é respeito. Mas isso não necessariamente é inclusivo”, destacou Irina.
Para ela, a inclusão passa pelo reconhecimento real da diversidade. “Inclusivo é você reconhecer o outro na diversidade que ele se apresenta. Então, é eu reconhecer todos vocês na diversidade que vocês são. Porque vocês não são só mulheres e só homens. Vocês são muito mais do que isso”, explicou. Irina ainda ressaltou as múltiplas identidades que compõem cada indivíduo, especialmente dentro do serviço público, onde pessoas com histórias e trajetórias plurais atuam diariamente. “Nós somos muito mais do que homens e mulheres”, reforçou.
Foto: Assessoria DIVERSE
A abertura do evento foi realizada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristian Mayko Carvalho da Costa, e pela coordenadora de Diversidade Cultural da DIVERSE, Milene Lauande. Na ocasião, ela parabenizou a PROPLAN pela iniciativa e agradeceu a presença de todos e todas, destacando a importância de espaços como esse para o avanço das políticas de equidade na UFPA.
Reunião - As DCTs são espaços estratégicos voltados ao compartilhamento de saberes entre servidores, com foco no desenvolvimento profissional, fortalecimento da gestão colaborativa e construção de uma universidade mais democrática e diversa.
Redes Sociais