DIVERSE recebe equipe do programa Potências
Foto: Assessoria DIVERSE
A Superintendência de Políticas Afirmativas e Diversidade (DIVERSE) recebeu no dia 5 de junho a visita da equipe do programa Potências - Bolsa de Permanência Universitária, uma iniciativa do Itaú Unibanco em parceria com a Fundação Itaú para Educação e Cultura e execução do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
O programa financia 128 bolsas mensais para estudantes negros e de baixa renda nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Abaetetuba, Belém, Bragança e Castanhal, fortalecendo a política de ações afirmativas e o combate à evasão no Ensino Superior.
Durante a visita, a equipe do Ibase conversou com bolsistas, a fim de avaliar os impactos do apoio financeiro na trajetória acadêmica desses estudantes. A troca permitiu identificar desafios cotidianos enfrentados por quem depende da universidade pública como caminho de ascensão social, além de subsidiar o aprimoramento do programa com base nas experiências locais.
Letícia Alves, da Fundação Itaú, resume a visita como uma rica experiência. “Quando a gente chega aqui e vê quem são essas pessoas, quem são esses sujeitos, as histórias deles, de onde eles vêm, a cara deles, tudo se transforma. É muito impactante ouvi-los e isso traz até mais crescimento para o nosso trabalho”, avalia.
Ela conta que, na rotina de acompanhamento, é possível identificar fatores que podem estar comprometendo o coeficiente de rendimento - como doenças, dificuldades financeiras e distância da moradia. “É muito, muito importante essa etapa, que vai trazer muitas reflexões em relação à importância desse tipo de iniciativa”, ressalta.
Acompanhamento - Durante o evento, a professora Isabel Cabral, coordenadora adjunta da DIVERSE, orientou os bolsistas a buscarem o auxílio da superintendência em caso de problemas, sejam eles acadêmicos ou não. “Geralmente nós cuidamos de um número muito grande de estudantes, então não dá para a gente saber dos problemas individuais. É preciso que vocês venham e nos peçam ajuda”, aconselhou.
Lançado em 2023, o Potências proporciona auxílio financeiro e estrutura núcleos de acompanhamento e monitoramento acadêmico, reforçando o compromisso com a permanência e o pertencimento de jovens historicamente excluídos do Ensino Superior.
Redes Sociais