Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DIVERSE inicia construção de política afirmativa para trans e travestis na UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIVERSE inicia construção de política afirmativa para trans e travestis na UFPA

  • Published: Tuesday, 10 June 2025 14:40
  • Last Updated: Wednesday, 02 July 2025 18:50

Foto: Assessoria DIVERSE

 

Nesta segunda-feira, 9 de junho, foi realizada a primeira reunião da comissão elaborativa de políticas públicas voltadas para pessoas trans e travestis na Universidade Federal do Pará (UFPA). A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Políticas Afirmativas e Diversidade (DIVERSE), representa um marco institucional no compromisso com a equidade e a inclusão de populações historicamente vulnerabilizadas no ensino superior.

O encontro ocorreu no auditório do Capacit e teve como foco a análise de experiências já existentes em outras universidades federais, além da leitura coletiva da minuta inicial da resolução que deverá regulamentar o acesso de pessoas trans e travestis à graduação na UFPA. A reunião foi conduzida pela professora Milene Lauande, coordenadora de Diversidade Cultural da DIVERSE.

Participaram da comissão integrantes da Associação de Discentes Trans e Travestis da UFPA (ADISTRAVE ), da Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Procuradoria Federal junto à UFPA e de outras representações técnicas e discentes, além de convidadas observadoras. A construção da proposta acontece de forma colaborativa, com contribuições sendo sistematizadas em um documento compartilhado.

Foto: Assessoria DIVERSE

Nas próximas etapas, a comissão seguirá com os debates sobre o formato de um possível Processo Seletivo Especial (PSE), que deve ser a principal via de ingresso para o público-alvo. A proposta reafirma o papel da UFPA no enfrentamento das desigualdades estruturais e no reconhecimento da diversidade como valor institucional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página