Página inicial > Últimas Notícias > PPGSA lança Edital Suplementar para Indígenas e Quilombolas 2020

PPGSA lança Edital Suplementar para Indígenas e Quilombolas 2020

• Published: Thursday, 24 October 2019 14:38
  • Last Updated: Thursday, 24 October 2019 14:38

Na última quinta-feira, dia 17 de outubro, o colegiado do programa de pós-graduação em sociologia e antropologia (PPGSA-UFPA) aprovou edital de processo seletivo para indígenas e quilombolas, em cumprimento à Portaria Normativa n. 13 de 11/05/2016 e Lei 12.288 de 30/07/2020 (Estatuto da Igualdade Racial).
O processo seletivo especial conta com vagas específicas para o mestrado em Sociologia e Antropologia, com início previsto para março de 2020. Os critérios para este processo seletivo foram discutidos com as ADQ e APYEUFPA.

O Edital Suplementar de Seleção tem como finalidade avançar mais um passo no percurso das políticas de ações afirmativas da UFPA e do PPGSA, que vêm legitimando a universidade como um lugar de promoção da igualdade étnico-racial, do respeito à diversidade de saberes e da justiça social. As vagas oferecidas para o mestrado proporcionarão a indígenas e quilombolas uma formação sociológica e antropológica em conformidade com as linhas de pesquisa, disciplinas e corpo docente do Programa, que lhes permitirá desenvolver a crítica dos processos sociais históricos e atuais, nos quais estão inseridos. O objetivo desse projeto acadêmico-político é fortalecer o debate e as reflexões sobre relações de dominação estruturantes do sistema-mundo moderno/colonial, baseadas em raça e racismo bem como em hierarquias religiosas, sexuais, de lugar e de gênero, propondo a incorporação de formas de existência social e saberes ignorados até recentemente, com referências do pensamento decolonial à hegemonia do pensamento eurocêntrico.

O Edital já está disponível e pode ser conferido aqui.