Página inicial > Últimas Notícias > ADIS participa da XXXIV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA

ADIS participa da XXXIV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA

• Published: Tuesday, 22 October 2019 13:31
  • Last Updated: Tuesday, 22 October 2019 13:31

Nos dias 17 a 19 de outubro de 2019, a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS) participou da XXXIV Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA, ocorrida em Bragança. O evento reuniu coordenadores e representantes de todos os campi da UFPA para debaterem assuntos de maior interesse da comunidade universitária e as ações multicampi. A ADIS foi representadas pelas professoras Zélia Amador, Milene Veloso, Isabel Cabral e Heloísa Canali.

As atividades foram divididas em sete painéis para discutir temas como Políticas de Inclusão, Políticas de fortalecimento da Pós-Graduação, Processos de integração multicampi, Políticas de Assistência Estudantil, Cortes e seus impactos na gestão dos serviços, Políticas de fortalecimento da inserção dos servidores nas Unidades Regionais, melhor desempenho dos cursos no ENADE/MEC.

O Painel 4 "Políticas de Inclusão, Diversidade e Pluralidade na Instituição e ações multicampi" tinha como ementa "Discutir as políticas de inclusão, diversidade e pluralidade na Instituição, focando em proposições multicampi, a partir da realidade das Unidades Regionais da UFPA", e como órgão convidado a ADIS, que teve problematização da Coordenação do Campus de Cametá e mediação da Coordenação do Campus de Tucuruí. A mesa foi conduzida pela professora Zélia Amador que fez um resumo histórico sobre racismo e a importância das políticas afirmativas para apresentar as competências da ADIS e sua necessidade dentro do campus. Ao final da mesa foram dados os seguintes encaminhamentos:

1. Fomentar discussões sobre as relações étnico-raciais no âmbito da UFPA representando a realidade de cada campi;
  2. Fazer ação coletiva da ADIS com a SAEST nos campi;
  3. Identificar os grupos para propor planos de ação junto À SAEST;
  4. Elaboração de cartilha educativa para ser distribuída nas unidades para instruir como agir em casos de assédio;
  5. Implementação de projetos integrados para auxiliar na permanência dos alunos nas unidades;
  6. Elaboração de documento para instruir o fluxo de processos a partir das subunidades (casos de assédio, preconceito, desrespeito, etc).

O professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus de Cametá e presidente do fórum, informou à ASCOM/UFPA que o fórum proporciona um espaço para debater a necessidade de novas formas de atuação das 11 unidades da UFPA, considerando as demandas surgidas nos contextos sócio-históricos de cada uma delas. Foi nesse contexto que a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social visou fomentar a implementação de políticas afirmativas e de inclusão nos campi do interior.