Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do livro "Ananse tecendo teias na diáspora: uma narrativa de resistência e luta das herdeiras e dos herdeiros de Ananse" da professora Zélia Amador de Deus ocorrerá na Flipa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançamento do livro "Ananse tecendo teias na diáspora: uma narrativa de resistência e luta das herdeiras e dos herdeiros de Ananse" da professora Zélia Amador de Deus ocorrerá na Flipa

  • Published: Wednesday, 16 October 2019 14:49
  • Last Updated: Wednesday, 16 October 2019 15:00

 

Acontecerá nos próximos dias 19 e 20 de outubro de 2019, na 6ª edição da Feira Literária do Pará, o lançamento do livro "Ananse tecendo teias na diáspora: uma narrativa de resistência e luta das herdeiras e dos herdeiros de Ananse" da professora Zélia Amador de Deus. 

A FLIPA é um encontro que acontece anualmente, desde 2014, entre escritores, editores e leitores paraenses e tem como intuito fomentar a produção literária paraense, além de aproximar canais de circulação de consumo das obras. O evento surgiu da iniciativa de escritores, da FOX Belém e da Editora Empíreo e cada ano conta com um escritor homenageado, o deste ano será Ruy Barata, poeta, político, advogado, professor e compositor brasileiro, nascido em Santarém e que este ano completaria 100 anos. 

É neste cenário que a professor Zélia Amador disponibilizará ao público seu livro recém lançado na XXIII Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na qual foi autora homenageada ao lado do escritor João Jesus de Paes Loureiro.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Trajetória

Ativista do Movimento Negro, cofundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos, participante da comissão da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo da Organização das Nações Unidas (ONU), Zélia também tem atuações como professora e vice-reitora da Universidade Federal do Pará. O livro surgiu a partir de sua história como mulher negra, vinda do Marajó e como desdobramento de sua tese de doutorado em Antropologia pela UFPA.

Temática

Em sua obra, o protagonista são os negros e negras, herdeiros de Ananse e o antagonista é o racismo, que assume várias identidades. Ananse é Kwaku Ananse, personagem principal de uma antiga história de matriz africana que se espalhou pelo mundo e acompanhou a memória de negros em suas longas viagens pelo mundo afora. Em forma de auto teatral, o livro apresenta e discute o racismo contemporâneo e racismo brasileiro, com discussões sobre o mito da democracia racial, sobre mestiçagem e branquitude.  

Evento

A programação está disponível no Instagram oficial da Livraria Fox @foxbelem

Feira Literária do Pará - FLIPA

Quando: 19 e 20 de Outubro

Horário: 9h as 21h

Local: Livraria Fox - Travessa. Dr. Moraes, nº 584, Batista Campos. 

 

Texto: Camila Coelho ADIS/UFPA
Arte: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página